Força jovem em ação
Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.(1Jo 2.14c)
Introdução
No tempo em que vivemos – século XXI – não é nada fácil ser jovem. Pois os desafios são muitos, e os obstáculos se agigantam a cada dia.
Para o jovem cristão o desafio desse século é ainda maior, pois é um século que se opõe a Deus cada vez mais.
As pressões são uma constante: sexo, drogas, música mundana etc. Mas diante de tudo isso, a Palavra de Deus tem conselhos muito úteis para o jovem cristão. É o que pretendemos enfocar nesse artigo. Aproveite.
Vencendo o mal.
O apóstolo João diz no texto acima que o jovem cristão é um vencedor. Ele sabia o que estava falando. Pode acreditar: vencer o “Maligno” (Satanás) não é pra qualquer um!
Por que você, jovem cristão, vence o Maligno?
1.Porque sois forte. Sim, o texto é muito claro quanto a isso. Mas vamos examinar o que significa a palavra forte?
Forte: Segundo o Dicionário Michaelis é ser Valente, robusto, poderoso e enérgico. Ual! Significa tudo isso?! Simmmmmm... Você é tudo isso segundo a Bíblia!
Ogora veja o significado no contexto da carta de João.
Fortes para João é ser um jovem valente, assim como descrito no dicionário que citei acima. Porque valente? Porque o jovem cristão tem coragem de enfrentar e vencer as tentações que lhe sobreveem. É diferente com um jovem que não conhece a Cristo: ele cede facilmente à tentação porque não tem a força do Espírito Santo dentro de si como você tem.
Você sabia que Jesus era ainda muito jovem quando enfrentou a sua maior tentação?Sim, a juventude, como ensinam alguns especialistas, vai de 18 a 35 anos, salvo algumas discordâncias quanto a isso.
Pois é, Jesus tinha 30 anos quando foi tentado pelo diabo lá no deserto (Mt 4). Foi uma dureza, mas Jesus era valente. Mesmo diante dos ataques do maligno, Ele não cedeu, permanecendo firme em seu propósito de obedecer a Deus.
Você também pode vencer as tentações. É só permanecer sempre corajoso como o jovem Jesus.
Guarde essa frase: “Ser valente é ser corajoso para enfrentar os desafios desse século mau e vencê-los em nome de Jesus”.
Por que o jovem cristão é um vencedor?
2.Porque a Palavra de Deus permanece em você. Sabe o que é permanecer? É: Continuar sendo; conservar-se; viver; Ficar demoradamente; conservar-se, durar, existir; Persistir; perdurar. Olha o Português ai gente!
João está dizendo que a Palavra de Deus conserva-se, existe dentro de você. Não é maravilhoso isso?
Ah, então eu posso vencer o mal pela Palavra de Deus? Exatamenteeeeee... Veja o exemplo de Jesus no Evangelho de Mateus capítulo 4. Aquela tentação terrível que citamos acima, Jesus só a venceu porque a Palavra de Deus existia nEle.
Jesus venceu a tentação do maligno não foi xingando ou discutindo com ele, mas foi citando a Palavra de Deus em seu sentido absoluto, ou seja, dentro de seu contexto real.
Você quer seguir o exemplo de Jesus e vencer o mal? Então leia a Bíblia, vá para a Escola Dominical e preste atenção nas pregações.
O apóstolo Paulo diz que a nossa espada (arma de ataque) é a palavra de Deus (Ef 6.17). É com ela que você, jovem cristão, poderá vencer o maligno. Se arme!!
Vencendo o mundo
Como o jovem cristão pode vencer o mundo?
1.Não amando o mundo.
Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1Jo 2.15).
Nota: Amar o mundo significa aprecia-lo, ter afeição por ele.
O termo mundo em muitos contextos da Bíblia não fala do planeta terra, mas sim do sistema que se opõe a Deus. Esse sistema (mundo) é governado por Satanás, que constantemente lança ataques contra nós. Esse “mundo” jaz no Maligno (1Jo 5.19). Dentro desse “mundo” estão as drogas, prostituição, adultério, assassinato, traições etc. Ou seja, tudo aquilo que Deus abomina.
Esse mundo não pode ser amado pelo jovem cristão, pois quem o ama está indo contra os princípios de Deus. É claro que você não quer isso, não é mesmo?
O apóstolo Paulo disse para não nos conformamos com o mundo. (Rm 12.2). O que isso significa? Significa não ter ou assumir a forma do mundo.
2. Conhecendo o que tem no mundo.
Conhecendo o que há no mundo, você poderá evitar o contato com aquilo que pode te prejudicar. Conhecer aqui não é se associar ao mundo; mas aprender o que a Palavra de Deus ensina sobre ele.
João disse para não amar o mundo e nem o que há nele. Mas o que há no mundo? O próprio João responde. Acompanhe: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo”. (1Jo 2.16). Examinemos.
A .Concupiscência da carne.
O termo “concupiscência” significa desejo descontrolado por algo ou alguma coisa; e carne representa a nossa natureza pecaminosa. Aqui João está dizendo que a nossa natureza pecaminosa (carne) às vezes tem desejos que vão contra a vontade de Deus. Não são dos desejos legítimos (que são permitidos) que ele está falando, e sim daquilo que o “mundo” (lembre-se: mundo aqui fala do sistema dirigido por Satanás) oferece. Releia o quarto parágrafo acima.
B .Concupiscência dos olhos.
Você já fitou os seus olhos em alguma coisa que não dava mais vontade de parar de olhar? Se já, você então sabe o que é concupiscência dos olhos. Sim, é aquilo que atrai o olhar, que enche os olhos. É difícil deixar de olhar para aquilo que nos atrai, não é verdade?
Pois bem, no mundo é assim, existem coisas que são feitas para atrair os nossos olhos. Essas “coisas” estão em todos os lugares: televisão, revistas pornográficas, nas ruas etc. Elas agradam os olhos, mas comprometem o espírito. Porque entram através dos olhos, é processado em nossa mente, e pode nos levar a consumar um ato pecaminoso.
Então quer dizer que tudo o que a gente vê ou olha é ruim? Nada disso! Não é isso que a Bíblia está dizendo. O que ela diz é que devemos tomar cuidado para que nossos olhos não sejam concupiscentes (descontrolados) a ponto de perdermos o controle da situação.
Quer um exemplo? Leia a história de Davi, rei de Israel, em 2 Samuel 11.1 em diante, e veja como ele pecou porque tinha os olhos concupiscentes.
Então, devemos ter cuidado com nossa visão para que não desejemos algo do mundo que está em desacordo com a vontade e a Palavra de Deus. Você entendeu?
Leia o que o salmista diz no salmo 101.3: Não porei coisa torpe diante dos meus [olhos]; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim. Em suma, a Bíblia está dizendo para vigiarmos os nossos olhos; e fazendo assim, nós venceremos o mundo.
C .A soberba da vida.
O que é soberba? É arrogância, orgulho; presunção. É o tipo de coisa que Deus detesta. Orgulho é totalmente contra Deus. E o mundo está cheio disso.
O mundo é tão arrogante que muitos chegam a dizer que não precisam de Deus. Outros dizem que Deus não existe. Ainda outros dizem que o conhecimento que possuem leva a crer que Deus é o próprio indivíduo. Essa é a soberba da vida.
Mas o jovem cristão pensa diferente. Por isso, ele anda na contramão com o mundo, contrariando tudo o que o mundo ensina e pratica. O jovem cristão deve ser humilde, em oposição à soberba da vida. Leia o que o apóstolo Pedro escreveu: Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte (1 Pe 5.5,6).
3. Pela fé.
Sim, outra forma de vencer o mundo é pela fé que você possui. Veja o que diz a Bíblia: “Porque todo o que é nascido de Deus [vence] o mundo; e esta é a vitória que [vence] o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5.4).
Nascer de Deus nesse texto significa “ser gerado (de novo) por Ele como uma nova criatura”. ( comp. ( 2Co 5.17).
E qual é a fé que vence o mundo. Em que ou em quem devemos ter essa fé? João responde: “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1Jo5. 5). Viu? A fé em Jesus como o Filho de Deus faz você vencer o mundo. Por quê? Porque a essência da obediência aos mandamentos de Deus é crer em Seu Filho. (Jo 6.28,29).
Creia em Jesus e continue vencendo!!
Conclusão
Ser um jovem cristão vencedor no mundo é realmente um grande desafio. Desafio esse que só poderá ser vencido se o jovem permanecer alicerçado na Palavra de Deus, obedecendo-a e aplicando-a a sua vida.
O jovem cristão forte (valente) é um vencedor tanto em relação ao Maligno quanto em relação ao mundo. Ele usa a sua força, seu repudio ao mundo e sua fé em Cristo para continuar vencendo e conquistando vitórias.
Sejam fortes, jovens cristãos. É a força jovem em ação!!
Deus vos abençoe.
Pb. Aparecido D. Camargo